Governo do Rio quer ambiente favorável aos investimentos no setor petrolífero e acredita que retomada pode gerar 50 mil empregos até 2020;

Da redação

Em reunião com representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta quarta-feira (5), o governador Luiz Fernando Pezão reiterou a disposição de eliminar qualquer entrave aos investimentos do setor de óleo e gás no Estado, ampliando o interesse nas Rodadas de Licitação que serão realizadas, pela Agência, a partir de outubro.

“É fundamental mantermos um ambiente de negócios favorável ao investimento, visando garantir o futuro do nosso Estado”, disse Pezão.

O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, destacou a importância da retomada dos investimentos para geração de empregos no Estado.

“O mais importante é sabermos que há uma emergência absoluta na retomada do nível de empregos, especialmente nos municípios produtores de petróleo, em especial em Macaé, que é a principal base de apoio no País, com efeitos também em todas as regiões do Estado. Essa retomada, através das novas rodadas e dos campos maduros, pode nos proporcionar mais de 50 mil empregos até 2020”, disse o secretário.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, ressaltou as perspectivas de investimentos no Estado, a partir da realização das Rodadas, que deverão gerar substanciais receitas para o Rio de Janeiro nos próximos 30 anos. Como propulsor desses investimentos, segundo ele, se destaca não apenas as Rodadas do pré-sal, mas também a retomada de exploração dos chamados campos maduros.

O governador solicitou à ANP agilidade na resolução dos pleitos do governo do Rio, como a mudança de metodologia de cálculo dos Royalties de petróleo, que poderá resultar em uma receita adicional, para os cofres estaduais, de R $ 1 bilhão.

Também participaram da reunião o Procurador Geral do Estado, Leonardo Espíndola e o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.

Comentários

comentários